Visão, Missão, Valores e objetivos gerais e outras informações de cariz estratégico

A Laranja Mecânica FC / Academia XS, fundada a 26 de maio de 2015, foi projetada com a finalidade de colmatar e ir de encontro às necessidades das crianças entre os 4 e os 18 anos de idade, numa primeira fase (ano de arranque), promovendo oportunidades para que todas participem com sucesso e evoluam a níveis apropriados às suas capacidades e escolhas. Para incutir valores para que mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de Futsal, conhecerão o seu papel na sociedade: de homens responsáveis, que saberão cumprir as suas obrigações muito devido aos ensinamentos a que terão acesso na LMFC/AXS.

 

Para atingir este objetivo é necessário modificar as características do jogo de forma a adapta-lo às características e necessidades da criança, contribuindo para uma correta introdução ao Futsal, e também, contribuir para elevar os níveis da prática da actividade física e desportiva dos jovens e afastá-los do sedentarismo infantil. As crianças terão a oportunidade de se socializarem através do desporto, estarão a descobrir-se através do corpo em movimento, descobrirão o prazer do jogo, das brincadeiras, conhecerão direitos e deveres, estarão sendo educadas através do desporto. Nesta perspetiva, são finalidades da LMFC/AXS:

 

  • Desenvolver o nível funcional das capacidades motoras (coordenativas e condicionais) das crianças;
  • Promover o desenvolvimento harmonioso e integral da criança, garantindo um processo de ensino do futsal adequado às suas características, e em permanente respeito pelas fases sensíveis das capacidades motoras e das aprendizagens psicomotoras fundamentais associadas a estas idades;
  • Fomentar a prática do Futsal, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população e aquisição de estilos de vida saudáveis que se mantenham na vida
  • Fomentar o Espírito Desportivo e o Fair-Play, apelando ao respeito pelas regras das atividades e por todos os intervenientes;
  • Construir uma estrutura sustentada de suporte ao desenvolvimento do Futsal promovendo em última instância o gosto pelo futsal, para que este perdure para o resto da vida, seja como jogador, adepto, profissional ou voluntário;
  • Promover a educação pelo futsal, usando-o como uma ferramenta de educação e desenvolvimento da personalidade pessoal e dos
  • Dinamizar, desenvolver e garantir a identidade dos clubes, contribuindo para devolver ao clube o papel “nuclear” na comunidade em que está

 

VISÃO

Ser uma referência na modalidade ao nível da Formação Desportiva de Jovens Atletas.

 

A Academia surge por um lado, da necessidade de consciencializar e orientar as práticas dos agentes desportivos que estão envolvidos no processo de formação das crianças entre os 4 e 18 anos de idade, e por outro, ir de encontro às características e reais necessidades destas crianças no sentido de promover o seu desenvolvimento.

A LMFC/AXS é mais, do que apenas mais uma escolinha de um qualquer desporto coletivo, pelas seguintes razões:

  • Reconhece que a criança não deve competir como um adulto, nem segundo as suas regras e leis. A criança não é um adulto em ponto pequeno;
  • Reúne todos os critérios, recursos e meios adaptados à realidade e características da criança;
  • Não cria expectativas irreais. Muitos adultos, por falta de conhecimento não sabem o que esperar das crianças e enfatizam o resultado sobrevalorizando os aspetos competitivos. A LMFC/AXS ajuda a definir os objetivos e metas a atingir pelas crianças nas diferentes idades e etapas de formação;
  • Define critérios, procedimentos e comportamentos a adotar por praticantes, pais e agentes desportivos dentro e fora do campo;
  • A LMFC/AXS é para todas as crianças independentemente do seu nível e capacidade. É para rapazes e raparigas incluindo crianças com incapacidades físicas e limitações de

MISSÃO

A LMFC/AXS tem como missão promover o desenvolvimento do Futsal no concelho de forma sustentada com uma Equipa que aposta na Excelência, segundo três grandes eixos de intervenção estratégica:

 

1 – Educação e Desenvolvimento da Personalidade da criança;

2 – Formação Desportiva;

3 – Promoção da Saúde.

 

Este programa abraça o conceito de prazer e divertimento como fatores essenciais que irão contribuir para a criança desenvolver o gosto pelo Futsal, e permitir que, no futuro e ao longo de toda a sua vida, estas crianças adotem um estilo de vida ativa.

Da investigação realizada no âmbito do Desporto infanto-juvenil, podemos afirmar que a criança aprende, desenvolvesse e diverte-se mais a jogar em espaços reduzidos, integrado em equipas de número reduzido e segundo regras simplificadas. Dimensões apropriadas dos campos, balizas, e bolas aliado a regras e táticas simples, permitirá o desenvolvimento não só da criança, mas também do próprio jogo.

A LMFC/AXS tendo como base o jogo em espaço reduzido (2×2, 3×3, 4×4 e 5×5) e contextualizado oferece à criança um excitante desafio promove                                   o

seu correto desenvolvimento e ajuda em última instância a promover a modalidade.

É um facto, que os intervenientes no Futsal infanto-juvenil focalizam-se no resultado do jogo, na conquista de torneios, campeonatos e medalhas, em vez de promoverem o divertimento, a aprendizagem e aferirem o sucesso tendo como referência o desenvolvimento dos diferentes domínios da personalidade (psicomotor, sócio-afetivo e cognitivo). Esta deverá ser a única forma de mobilização do interesse e motivação da criança para a prática desportiva e consequentemente, promover o seu desenvolvimento.

A aplicação deste programa não visa apenas formar e introduzir mais jogadores em campeonatos associativos e federados, mas também ser usado como uma ferramenta para promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A participação no Futsal traz inúmeros benefícios, quer ao nível familiar quer ao nível da comunidade, cultivando valores sociais e promovendo a união entre pessoas de estratos sociais diferenciados. Pode ser um instrumento de luta contra a descriminação, racismo e sectarismo. Deve constituir-se como alternativa saudável à televisão, aos jogos de computador e agir como inibidor de comportamentos de risco como o consumo de álcool, tabaco e drogas.

VALORES

A LMFC/AXS acredita e assume como princípios essenciais os seguintes valores:

 

1.           PAIXÃO

  1. ENERGIA
  2. TRABALHO EM EQUIPA | GRUPO
  3. PROFISSIONALISMO | EXCELÊNCIA
  4. LIDERANÇA | CONCRETIZAÇÃO

 

OBECJTIVOS GERAIS E OUTRAS INFORMAÇÕES DE CARIZ ESTRATÉGICO

Criar condições de participação ativa das crianças em todas as situações, no sentido de proporcionar o sucesso pessoal e de grupo:

 

·                         Desenvolvendo capacidades tático-técnicas

Reduzindo o número de praticantes e dimensões dos campos, permite mais interação, contacto com a bola e consequentemente maior possibilidade de desenvolvimento tático-técnico.

 

·                         Promovendo maior tempo de prática e aprendizagem

As crianças estão mais tempo e mais vezes em contacto com a bola, o que permite um maior envolvimento e desenvolvimento secundário das capacidades motoras condicionais e coordenativas).

·                         Promovendo a participação ativa de todas as crianças

Dificilmente a criança evolui estando “fora” do jogo, é importante que todas tenham a possibilidade de participar de forma ativa.

 

·                         Banindo a especialização precoce, a criança não é um adulto em ponto pequeno

As crianças ainda estão a aprender a essência do jogo, logo não lhes deve ser atribuída uma posição. É imperativo que as crianças experimentem diferentes posições e contextos de prática.

 

 

 

·                         Evitando excessiva instrução e orientação tática

O jogo em espaço reduzido deve ter características simples e as regras devem ser mínimas. O mais importante é encorajar a criança a jogar.

 

·                         Promovendo o sucesso

A vitória e o resultado não devem ser enfatizados. O sucesso nestas idades deve ser aferido tendo como referência os domínios da personalidade, o prazer e conhecimento/capacidade tático-técnica evidenciada durante a prática.

 

·                         Promovendo o interesse e motivação

Muitas crianças podem perder o interesse e concentração jogando 5×5, uma vez que a bola e a baliza estão muito longe.

 

·                         Facilitando e apelando à tomada de decisão

Devido ao reduzido número de crianças e dimensões dos campos, a tomada de decisão está facilitada. As próprias situações de jogo repetem-se com regularidade (ex. ataque e defesa) o que permite um mais rápido entendimento do jogo.

 

·                         Desenvolvendo e consciencializando a criança

O jogo deve estar adaptado as características e necessidades da criança. Os jogos em espaços reduzidos ajudam-na a ter uma maior consciência e conhecimento da globalidade do jogo ao seu próprio ritmo.

 

PERFIL DO TREINADOR

O grupo de trabalho deve proporcionar uma formação coerente e eficaz aos nossos atletas, assente em métodos e conteúdos programáticos predefinidos, deve ter como máximo denominador comum a experiência aliada a uma ambição própria e competente, que se pretende evidenciar pelo trabalho e pela aplicação concreta dos ensinamentos académicos e empíricos que absorveram ao longo das suas carreiras e das suas experiências profissionais.

Para poder ser treinador na LMFC/AXS é preciso:

  • Ter formação específica em futsal;
  • Apresentar registo criminal atualizado com a especificação que envolve trabalho com crianças;

ESCALÕES

 

  • Escalão de Petizes (5 e 6 anos)
  • Escalão de Traquinas (7 e 8 anos)
  • Escalão de Benjamins (9 e 10 anos)
  • Escalão de Infantis (11 e 12 anos)
  • Escalão de Iniciados (13 e 14 anos)
  • Escalão de Juvenis (15 e 16 anos)
  • Escalão de Juniores (17 e 18 anos)